search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o phone mobile fax

CONGRESSO INTERNACIONAL DO CENTENÁRIO DE FÁTIMA

21 A 24 DE JUNHO 2017

CENTRO PASTORAL DE PAULO VI SANTUÁRIO DE FÁTIMA

ÁREAS CIENTÍFICAS

1. FÁTIMA E AS DINÂMICAS SOCIAIS

Baseando-se essencialmente em estudos de ciências sociais, esta área pretende relacionar o fenómeno de Fátima com temas transversais dessas ciências, como são a religiosidade popular, a peregrinação, as práticas votivas, o santuário, as linguagens, a comunicação social, etc. Aqui se enquadram também estudos específicos sobre Fátima assim como sobre iniciativas relacionadas com Fátima em todo o mundo.

2. FÁTIMA NA PERSPETIVA DA FENOMENOLOGIA RELIGIOSA

As abordagens desta área temática serão mais de índole antropológica ou mesmo psicológica, tocando em assuntos com pertinência para o fenómeno de Fátima, tais como: experiência religiosa (nomeadamente infantil); hierofanias; comparação com outros fenómenos; taumaturgia; cognição.

3. HISTÓRIA DE FÁTIMA

Pretende-se estudar o que esteja ligado à história de Fátima, nomeadamente os acontecimentos e os seus protagonistas, no contexto da história, nas suas diferentes escalas, nomeadamente Portugal, Europa e Mundo. Propõe-se a elaboração de estudos historiográficos ainda não realizados, privilegiando a documentação de Fátima.

4. MARIOLOGIA NA FONTES ESCRITAS DE FÁTIMA

Pretende-se a apresentação de estudos especificamente mariológicos, que relacionem tópicos da Mariologia geral com contributos presentes nos escritos de Fátima, nomeadamente nas fontes documentais e nas atas das conferências, simpósios e congressos organizados pelo santuário.

5. FÁTIMA E AS LINGUAGENS PROFÉTICA E APOCALÍPTICA

Pretendem-se estudos que estabeleçam a relação entre a tradição (nomeadamente bíblica) da literatura apocalíptica e profética e a teologia política, sobretudo no contexto do discurso sobre a paz, essencialmente a partir do conteúdo da documentação de Fátima. Terão especial interesse estudos que relacionem a linguagem de Fátima, a partir da documentação, com este modo específico de linguagem.

6. ESPIRITUALIDADE E TEOLOGIA DE FÁTIMA

Pretende-se uma abordagem da “Mensagem de Fátima”, assim como de determinadas práticas com ela relacionadas, que articule grandes temas da espiritualidade e da teologia: a oração, o sacrifício, o sofrimento, a reparação, a consagração, a peregrinação, a cura, a penitência, a Trindade, a espiritualidade ecuménica, o diálogo inter-religioso, etc.

7. PRESENÇAS DE FÁTIMA, AO LONGO DE 100 ANOS

Tendo em conta o múltiplo impacto de Fátima em diversos espaços sócio-eclesiais esta área pretende promover o encontro entre várias disciplinas que explorem aspetos da presença de Fátima nos mais diversos contextos, nomeadamente com:

  • Estudos teológico-práticos do impacto na ação pastoral: implementação de modelos de pastoral; iniciativas pastorais marcantes; etc.
  • Estudos da presença de Fátima nas artes, enquanto cenário e enquanto protagonista.