search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o phone mobile fax

CONGRESSO INTERNACIONAL DO CENTENÁRIO DE FÁTIMA

21 A 24 DE JUNHO 2017

CENTRO PASTORAL DE PAULO VI SANTUÁRIO DE FÁTIMA

APRESENTAÇÃO

O Santuário de Fátima celebra, em 2017, o centenário das aparições que lhe deram origem.

O Santuário de Fátima celebra, em 2017, o centenário das aparições que lhe deram origem.

É inquestionável o impacto religioso e sociocultural que o fenómeno resultante desse impulso inicial teve sobre Portugal e mesmo para além das suas fronteiras. Transformado num local de peregrinação
para crentes e não crentes de todo o mundo, Fátima é manifestação de variados e ricos dinamismos
pessoais e sociais. Ao mesmo tempo, ao longo destes 100 anos, influenciou fortemente o catolicismo
português, nas mais diversificadas dimensões.

Pela crescente internacionalização, nomeadamente através da atenção que lhe têm votado os últimos Papas, essa influência expandiu-se à escala global. Neste espaço de relação com Fátima, convivem pessoas, grupos e estilos de vida muito diversificados: crentes cristãos e não cristãos, não crentes, espiritualidades marcadas por forte religiosidade popular e cristãos em busca de formação, intelectuais cristãos, artistas, crentes ou não, em busca de uma possível experiência da transcendência. De todo este movimento plural, ao longo de décadas, Fátima transformou-se num fenómeno deveras rico e multifacetado. Enquanto tal, exige estudo e reflexão, para que o pensamento possa acompanhar, sem eliminar nem substituir, a vida das gentes que encontram em Fátima uma referência regular e ritual para as suas existências.

No contexto da celebração do centenário, o Santuário de Fátima, com a colaboração da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, tem vindo a promover vários simpósios, que culminarão num Congresso Internacional, de teor científico e académico, a realizar de 21 a 24 de junho de 2017. Nesse Congresso serão estudadas várias das dimensões de Fátima, em perspetiva interdisciplinar: Teologia, Sociologia, Psicologia, Cultura, História, Arte, etc.

As intervenções dividir-se-ão em conferências plenárias, conferências temáticas e comunicações autopropostas por investigadores. Desse modo, pretende-se incentivar os investigadores ao estudo deste fenómeno, seja em si mesmo e a partir de documentação própria, seja em comparação com outros fenómenos semelhantes.

+ VER PROGRAMA